www.pesarum.com
Sabe como surgiu o dia de São Valentim?

Sabe como surgiu o dia de São Valentim?

Uma das lendas mais famosas conta que Valentim era um sacerdote em Roma, quando o Império Romano era governado por Cláudio II.

Cláudio II decide proibir a celebração de matrimónios, pois acreditava que se os homens ficassem solteiros, eles seriam soldados melhores, pois não teriam construído os laços de uma família.

O sacerdote Valentim não concordou com essa medida e, contrariando as ordens do imperador, celebrava os matrimónios em segredo.

Quando tomaram conhecimento das celebrações em segredo, que Valentim fazia mandaram prendê-lo e mais tarde matá-lo.

São Valentim tornou-se um santo e no ano de 494 o papa Gelásio I determinou que o dia 14 de fevereiro seria o dia de São Valentim.

 

O Dia de São Valentim é uma data muito especial e na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados. Nalguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons e ramos de flores vermelhas, normalmente rosas.

Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. Já no Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro".

 

E você quando comemora o dia de São Valentim ou dia dos namorados?

Muitos casais desvalorizam este dia e preferem comemorar, quando fazem anos de namoro ou de casados. Cada um deve escolher o dia que mais significado tem nas suas vidas, mas o mais importante é namorarmos todos os dias da nossa vida, pois é diariamente que se constrói um namoro e casamento duradouro, não apenas num dia.

É importante comemorarmos um dia especial, pois a rotina absorve muito a vida dos casais e é necessário valorizar a união. Contudo o mais importante é que esse dia seja comemorado genuinamente, com alegria e honestidade quanto aos sentimentos transmitidos pela pessoa, com quem decidimos viver a nossa vida.

Desejamos-lhe um feliz dia de São Valentim e que a sua união perdure por muitos e longos anos de vida