Ourivesaria em Lisboa
Diferença entre as alianças de 9 e as de 18 quilates

Diferença entre as alianças de 9 e as de 18 quilates

Se há altura em que, mesmo quem não liga muito às peças de ouro, acaba por cruzar-se com ele, é na fase do casamento. Os noivos dirigem-se à ourivesaria para escolher as alianças que vão trocar no grande dia. Escolhem pela forma, pela largura, pelo tom e pelo preço. Mas muitos não se questionam sequer em relação aos quilates que tem cada uma das alianças, e que justifica grandes diferenças de preço para anéis aparentemente iguais.

Regra geral, as alianças são de ouro de 9 ou 18 quilates, embora seja possível encontrar à venda em Portugal também alianças de 19,2 e 14 quilates. A grande dúvida, geralmente, coloca-se entre escolher a de 9 e a de 18 quilates. Uma aliança de 18 quilates contém 75% de ouro puro, enquanto a de 9 quilates contém apenas 37,5% de ouro puro. A questão que se coloca é: será que uma aliança com mais quilates oferece maior durabilidade e resistência?


Alianças de Casamento

Segundo os especialistas, sim, as alianças de 18 quilates conseguem manter a cor bonita durante muito mais tempo. É verdade que na loja e a olho nu, parecem rigorosamente iguais. E a explicação é simples: as alianças compostas por menos ouro levam uma camada de ródio para ficarem com uma cor mais bonita e aproximada às alianças com têm na sua composição uma maior percentagem de ouro. Só que essa camada embelezadora vai saindo com o tempo. A realidade é que nas alianças feitas em ouro 9 quilates o componente liga é muito superior ao componente ouro e isso irá refletir-se na beleza da aliança, mais tarde ou mais cedo. Esta terá tendência para oxidar mais facilmente.

Concluindo, as alianças de 18 quilates têm tendência para resistir um pouco mais, na medida em que oxidam menos e talvez sejam um pouco mais resistentes aos riscos. Cabe aos noivos decidirem se valerá a pena pagar o dobro por elas. Afinal, cada um sabe da sua bolsa.   

A regra aplica-se a toda e qualquer peça de ouro. Quanto mais quilates tiver, além de ser mais valiosa, e cara, mais durabilidade terá no sentido de manter o brilho e a cor original.

As peças de ourivesaria em ouro apresentam contrastes de:

  • 19,2kt (quilates) ou 800‰ (milésimas) - constituído no mínimo por 80% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga. Este toque corresponde ao denominado “Ouro Português”.

  • 18kt (quilates) ou 750‰ (milésimas) - constituído no mínimo por 75% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga.

  • 14kt (quilates) ou 585‰ (milésimas) - constituído no mínimo por 58,5% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga.

  • 9kt (quilates) ou 375‰ (milésimas) - constituído no mínimo por 37,5% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga.

 

Alianças de Casamento lindas e confortáveis, criamos as alianças a sua medida e a todos os preços. Alianças de casamento em ouro de 9 e 19,2 kilates, ouro de lei Português.

Encontra a aliança que procura está aqui! O estilo de celebração de um momento muito especial, alianças de casamento com designs exclusivos.